Formações Modulares

As ações de formação modular são capitalizáveis e permitem também a obtenção de uma ou mais qualificações constantes  do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).

Esta modalidade de formação é indicada para adultos que procuram percursos formativos com uma carga horária mais flexível (entre 25 a 600 horas), isto é, formação ajustada às suas possibilidades e necessidades.

DESTINATÁRIOS:
Adultos sem a conclusão do ensino básico ou secundário ou sem a qualificação profissional adequada que pretendam adquirir competências escolares  e ou profissionais com vista a uma (re)inserção  ou progressão no mercado de trabalho.

FORMAÇÃO
As ações de formação modular são compostas por Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD). Uma UFCD é um  conjunto estruturado de conteúdos e pode ter a duração de 25h ou de 50h.

CONDIÇÕES DE ACESSO
Ter idade igual ou superior a 18 anos.

Podem ser integrados em formações modulares,  formandos com menos de 18 anos, desde que comprovadamente  inseridos no mercado de trabalho ou em centros educativos tutelados pelo Ministério da Justiça.

- A frequência de UFCDS inseridas em percursos de nível básico dirige-se, prioritariamente,  a adultos com níveis de habilitação escolar inferiores ao 3.º ciclo do ensino básico (9.º ano).

- O acesso a unidades de formação  de curta duração, inseridas em percursos  de nível secundário, exige uma habilitação  escolar de, pelo menos, o 3.º ciclo  do ensino básico (9.º ano).

A abertura de turmas na ESJS, para qualquer das ofertas disponíveis está sujeita a um número mínimo de candidatos inscritos e a autorização por parte do Ministério da Educação.